Maquinação

Maquinação de Peças Técnicas

Maquinação de Precisão para a execução de peças técnicas e componentes de maquinação personalizados

Fundada em 1936, a FELINO destaca-se na maquinação de alta qualidade, sendo especializada em peças técnicas de qualquer liga metálica. Com uma combinação de tecnologia avançada, equipamentos de ponta e uma equipa altamente qualificada, garantimos peças com precisão adaptadas às necessidades dos fabricantes de bens de equipamento de pequena ou média série.

O nosso setor de maquinação possui a capacidade de trabalhar com uma ampla gama de metais, onde também se incluem polímeros, atendendo às especificações dos nossos clientes no mercado nacional e europeu.Para assegurar que cada peça maquinada atenda às normas de precisão, dispomos de um laboratório metrológico especializado em controlo dimensional com capacidade de complementar as inspeções realizadas nos postos de produção, e de verificar a precisão de cada peça produzida.

Equipamentos e Tecnologia para Maquinação

Soluções tecnológicas para os projetos mais exigentes

Centro de Maquinação MAKINO a500Z 

Centro de maquinação 5 eixos com controlador FANUC 310is e ATC para 60 ferramentas. Está equipada com duas paletes com dimensões de 500 por 500 mm e possui cursos máximos de 730 mm em X, 750 mm em Y e 500 mm em Z. Os eixos B e C apresentam rotação de 360 e 180º respectivamente e estão equipados com a tecnologia Direct Drive. 

Centro Multi-tarefas OKUMA MULTUS U3000

Equipado com cabeça de fresagem giratória, bucha principal, bucha secundária e ATC de 80 ferramentas, permite tornear peças até um diâmetro máximo de 650 mm, com uma distância entre pontos de 1500 mm. A versatilidade da maquinagem é garantida através do eixo B que tem um curso de -30° a 210°.

Centro Multi-tarefas OKUMA MULTUS B400W

Centro equipado com cabeça de fresagem giratória, bucha principal, bucha secundária e ATC de 80 ferramentas. Permite tornear peças até um diâmetro máximo de 710 mm, com uma distância entre pontos de 1500 mm. A versatilidade da maquinagem é garantida através do eixo B que tem um curso de -30° a 195°. Para além deste existem ainda os eixos X, Y e Z e ainda os eixos de rotação e translação da segunda bucha.

Centro de Maquinação MAZAK FH4800

Centro de maquinação com comando Mazatrol, ferramentas ISO 40, carrossel de 40 ferramentas, equipado com 2 paletes de 400 x 400 mm. Curso máximo dos eixos: X = 560 mm, Y = 610 mm, Z = 710 mm.

Centro de Maquinação MITSUI SEIKI HT4A

Centro de maquinação MITSUI SEIKI HT4A, Comando Fanuc 15M com ferramentas ISO 40 e carrossel de 120 ferramentas, está equipado com 10 paletes de 500 x 500 mm e permite-nos maquinar peças com dimensões nos eixos: X = 720 mm | Y = 600 mm | Z = 700 mm.

Centro de Maquinação DMG MORI NHX 10 000

Centro de maquinação DMG MORI NHX 10 000, Comando Fanuc F 31IA com ferramentas ISO 50 e carrossel de 60 ferramentas, está equipado com 2 paletes de 1000 x 1000 mm e permite-nos maquinar peças com dimensões nos eixos: X = 1700 mm | Y = 1400 mm | Z = 1510 mm.

Centro de Maquinação MITSUI SEIKI H6C

Centro de maquinação MITSUI SEIKI H6C JIDIC, Comando Fanuc com ferramentas ISO 50 e carrossel de 60 ferramentas está equipado com 2 paletes com 800 x 800 mm e permite-nos maquinar peças com dimensões nos eixos: X = 1300 mm | Y = 1000 mm | Z = 850 mm.

Zeiss Contura G2 RDS-CAA

Máquina de medição por coordenadas 3D, Zeiss Contura G2 RDS-CAA, com estrutura-ponte de cerâmica sintética e réguas de vidro ZEISS de alta resolução. Funcionamento manual-motorizado e CNC automático. Dimensões de 1.000 x 1.200 x 600 mm. Incerteza da máquina, com cabeça giratória RDS-CAA e sensor VAST XXT TL3 (scanning até 150 pontos/segundo): E0 (incerteza volumétrica) = (1,9+L/300) μm. Cabeça de apalpação giratória automática RDS-C-CAA com 20.736 posições distintas. Com capacidade para trabalhar diretamente com todas as suas posições com uma só calibração automática de 12 ângulos distintos. Permite troca automática de apalpadores. Equipada com software CALYPSO, que lhe confere alta versatilidade na programação de planos de medição.

Impressora 3D Stratasys F370

Impressora 3D para serviço industrial, com duas cabeças de extrusão de filamento. Equipada com tecnologia de câmara aquecida, permite a utilização de uma vasta gama de plásticos de engenharia (PLA, ABS-M30, ASA, PC-ABS, TPU 92A, DIRAN) com uma precisão associada de +/- 0,002 mm até +/- 0,200 mm. Possui um volume de construção de 355 x 254 x 355 mm com uma altura de camada mínima de 0,13mm, o que se traduz num acabamento final de alta qualidade. Consegue criar qualquer tipo de geometria empregando material de suporte solúvel, o que lhe confere uma vasta gama de aplicações.

Fabricação de Peças Técnicas

Técnicas utilizadas no processo de maquinação

A FELINO destaca-se no domínio da maquinação técnica, com ênfase em peças de ferro fundido de alta complexidade. Beneficiando-se de tecnologias avançadas e metodologias consolidadas, oferecemos soluções de maquinação que atendem a especificações rigorosas. Através do Controlo Numérico Computorizado (CNC), asseguramos tolerâncias mínimas e acabamentos de alta precisão, o que proporciona componentes adaptados a sistemas e ambientes operacionais exigentes.

A nossa dedicação à precisão e conformidade técnica posiciona-nos como parceiros estratégicos para projetos de maquinação com elevado grau de complexidade, onde também disponibilizamos serviços de maquinação para peças fornecidas directamente pelos nossos clientes.

Fresagem entre centro horizontal ou maquinação integral em centro Multi-Funções.

Maquinação em centro Multi-Funções com operações de torneamento e fresagem.

Maquinação em torno CNC e acabamento por retificação cilíndrica.

Maquinação integral em centro de maquinagem horizontal.

Maquinação em torno CNC e abertura de escatel em escateladora.

Maquinação em torno CNC.

Maquinação em torno CNC e abertura do dentado em máquina de talhar engrenagens exteriores.

Maquinação integral em centro de maquinagem horizontal.

Serviços complementares de Maquinação e acabamento FELINO

Soluções técnicas integradas e personalizadas

Oferecemos uma gama abrangente de serviços complementares para garantir que as peças entregues atendam às mais rigorosas especificações técnicas e padrões industriais. Realizamos processos avançados de tratamento térmico, como têmpera, revenido, recozimento e nitretação, com o propósito de optimizar as propriedades mecânicas das peças. As soluções de acabamento superficial, que englobam procedimentos como jateamento abrasivo, brunimento, e anodização, são aplicadas para melhorar não apenas a componente estética, mas também o desempenho funcional das peças e ampliar a sua resistência e durabilidade.

Para além destes, a FELINO fornece os seviços de montagem de subconjuntos, para assegurar a integração impecável e em conformidade com as especificações técnicas dos nossos clientes. O nosso compromisso estende-se até à fase final, onde cada componente e subconjunto é sujeito a testes de desempenho antes da embalagem.

pt_PTPT